Instituto MBRF fortalece o acolhimento a imigrantes com curso de espanhol para profissionais do município de Lajeado (RS)
As aulas são direcionadas aos profissionais de áreas como educação, saúde e assistência social do município
Com o objetivo de promover a integração dos imigrantes latino-americanos à comunidade de Lajeado (RS), o Instituto MBRF, em parceria com a consultoria Acelere, lança um programa gratuito de iniciação à língua espanhola voltado a profissionais das áreas de educação, saúde e assistência social do município. A iniciativa oferece cursos de espanhol básico, capacitando esses profissionais a acolher melhor a população imigrante, facilitar o atendimento em serviços essenciais, como escolas, creches e unidades de saúde, além de fortalecer a convivência e ampliar o acesso à cultura.
A ação faz parte do Programa Circuito de Línguas, que teve sua primeira edição realizada no estado do Mato Grosso em 2024 e 2025, totalizando 233 formados no município de Lucas do Rio Verde.
A iniciativa nasceu a partir de um diagnóstico social conduzido pelo Instituto MBRF nas regiões em que a companhia conta com unidades produtivas. Por meio de uma escuta ativa junto às comunidades locais, identificou-se a necessidade de aprimorar a comunicação entre os profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social e o público migrante da cidade Lajeado. Com o curso, o Instituto oferece ferramentas que fortalecem a capacidade de interação e atendimento à população migrante, promovendo inclusão, acolhimento e promoção intercultural.
O curso tem carga horária total de 40 horas, distribuídas em 05 encontros semanais, no Colégio Escola Estadual Presidente Castelo Branco.
MBRF em Lajeado
Presente em Lajeado há mais de 50 anos, a unidade produtiva emprega cerca de 3,4 mil pessoas e conta com frigoríficos de frangos e suínos, fábrica de rações, incubatório e granjas próprias. Marcas como Sadia, Perdigão, Hilal e Perdix são produzidas na planta e exportadas para importantes mercados como Japão, China, Emirados Árabes e Chile. Com mais de 40 plantas no Brasil, a companhia é uma das que mais empregam pessoas vindas de outros países, destacando-se como um importante agente na inclusão social e profissional de estrangeiros.
Sobre o Instituto MBRF
O Instituto MBRF é a organização responsável por coordenar os investimentos e projetos de sociais da MBRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo e dona das marcas Sadia, Sadia Bassi, Perdigão, Perdigão Montana e Qualy. Com o propósito de promover comunidades mais justas e sustentáveis, atua como uma aceleradora de impacto social positivo, impulsionando iniciativas nas áreas de alimentação e educação, além de gerir o Programa de Voluntários MBRF. Ao longo de seus 13 anos de atuação, já impactou a vida de mais de 3,6 milhões de pessoas, mobilizou 40 mil voluntários e realizou mais de 3.400 ações sociais em 70 cidades brasileiras.