Responsabilidade social -
28 jan 2026

Instituto MBRF anuncia a última fase da campanha +Juntos Pelo Sul 

Nova etapa do projeto de apoio às pessoas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul inclui reconstrução de escolas, planos de contingência climática no Vale do Taquari e capacitação de mulheres para atuação na construção civil em áreas de risco  

Instituto MBRF, organização responsável por coordenar os investimentos e projetos de impacto social da MBRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, anuncia, em evento realizado em Porto Alegre (RS), a última fase da campanha +Juntos Pelo Sul, iniciativa de apoio às comunidades afetadas pelas enchentes de 2024 no Rio Grande do Sul. A nova etapa marca o uso de cerca de 90% dos recursos arrecadados ao longo da mobilização, que totalizou um fundo de R$ 6 milhões, e é voltada à reconstrução, à resiliência climática e ao fortalecimento social no Vale do Taquari. As novas ações incluem a reconstrução de três escolas públicas da região, severamente impactada pelas enchentes, a elaboração e entrega de planos de contingência para emergências climáticas em nove municípios e a capacitação de cerca de 100 mulheres em situação de vulnerabilidade para atuação na construção civil em áreas de risco. 

Com o objetivo de garantir ambientes seguros e adequados para o retorno das atividades educacionais e comunitárias, serão investidos recursos (por meio das secretarias….) na reconstrução de três escolas públicas no Vale do Taquari — Colégio Estadual Castelo Branco, Escola Estadual de Ensino Médio Guararapes e Escola Estadual de Ensino Fundamental de Itaipava Ramos. As obras terão início ainda no primeiro trimestre de 2026. 

Os planos de contingência climática contemplarão os municípios de Lajeado, onde a MBRF conta com unidade produtiva, Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Cruzeiro do Sul, Encantado, Estrela, Roca Sales, Colinas e Muçum, e têm como objetivo fortalecer a capacidade de resposta das administrações públicas frente a eventos climáticos extremos, a partir de diagnósticos técnicos e protocolos de atuação. Com conclusão prevista para novembro, a estratégia será desenvolvida em parceria com a Universidade do Vale do Taquari (Univates) e com especialistas ligados à Organização das Nações Unidas (ONU). 

Já a capacitação das mulheres na construção civil será voltada a moradoras de áreas com potencial de alagamento no Vale do Taquari, em situação de vulnerabilidade social. Realizada em parceria com o Instituto Mulher em Construção, a capacitação das mulheres na construção civil tem como foco reparos básicos residenciais, permitindo que as participantes atuem tanto em suas próprias casas quanto nas comunidades onde vivem, oferecendo serviços de pequenos consertos e apoio à reconstrução em momentos de emergência. O curso terá duração aproximada de três meses e promove autonomia, geração de renda e fortalecimento do papel das mulheres nos territórios. As aulas estão previstas para início em março deste ano. 

Mais de 100 mil pessoas apoiadas no Rio Grande do Sul 

Desde maio de 2024, a campanha +Juntos Pelo Sul já impactou diretamente mais de 100 mil pessoas, consolidando-se como a maior operação humanitária já realizada pelo Instituto MBRF. 

A primeira fase da campanha teve início em maio de 2024, com foco no atendimento emergencial. Nesse período, foram distribuídas mais de 700 mil refeições, 2,3 toneladas de alimentos não perecíveis, 14 mil litros de água, 10 mil itens de higiene e 6 mil kits de cama e banho, além da criação de um fundo de R$ 6 milhões, resultado de uma campanha de arrecadação que triplicava cada real doado pelo público com um aporte direto da MBRF.  

A segunda fase, iniciada em julho de 2024, concentrou-se na retomada da vida comunitária, com a distribuição de móveis e eletrodomésticos para mais de 700 famílias, realização de reformas em escolas, mutirões de voluntariado e oferta de apoio psicológico às famílias impactadas pelo evento climático. 

A terceira etapa da ação, iniciada em fevereiro de 2025, teve foco no desenvolvimento social e econômico regional. O Instituto MBRF firmou parcerias com Organizações da Sociedade Civil, com a Emater/RS e com a Univates, promovendo apoio técnico a produtores rurais, cozinhas comunitárias, capacitações em boas práticas alimentares e resiliência climática, além de fortalecer o Banco de Alimentos do RS. Apenas nesta fase, a entrega de refeições superou a marca de um milhão. 

“Nosso compromisso é contínuo. Desde o início da campanha, atuamos de forma consistente para apoiar a reconstrução das comunidades, sempre com foco em soluções de impacto social e de longo prazo. Acreditamos na força das parcerias, que foram essenciais em cada etapa desse trabalho. Seguimos contribuindo de forma efetiva para a recuperação e o desenvolvimento das regiões atingidas, porque entendemos que esse é um compromisso permanente”, afirma Raquel Ogando, presidente do Instituto MBRF. 

Sobre o Instituto MBRF 

O Instituto MBRF é a entidade responsável por coordenar os investimentos e projetos sociais da MBRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo e dona das marcas Sadia, Sadia Bassi, Perdigão, Perdigão Montana e Qualy. Com o propósito de promover comunidades mais justas e sustentáveis, atua como uma aceleradora de impacto social positivo, impulsionando iniciativas nas áreas de alimentação e educação, além de gerir o Programa de Voluntários MBRF. Ao longo de quase 14 anos de atuação, já impactou a vida de mais de 3,6 milhões de pessoas, mobilizou 40 mil voluntários e realizou mais de 3.400 ações sociais em 70 cidades brasileiras.