Sustentabilidade

Na MBRF, sustentabilidade é mais do que um compromisso: é uma prática diária que orienta nossas decisões e ações. Está presente na nossa cultura, na estratégia de negócio e na forma como conduzimos nossas atividades.

Como uma das maiores empresas de alimentos do mundo, buscamos gerar impacto positivo em toda a nossa cadeia de valor – do campo à mesa – promovendo práticas responsáveis, inclusivas e regenerativas.

Governança de sustentabilidade

Nosso Conselho de Administração é apoiado por Comitês de Sustentabilidade que acompanham estratégias, resultados e tendências, com uma diretoria dedicada para gestão de riscos, oportunidades e desempenho ESG. Para isso, contamos com compromissos, métricas, indicadores e metas de curto, médio e longo prazo alinhados aos temas materiais.

Plataforma de Sustentabilidade

A MBRF tem investido em sustentabilidade com metas rigorosas, monitorando a cadeia de fornecedores para reduzir desmatamento, utilizando energia renovável, apoiando a agropecuária regenerativa e desenvolvendo tecnologias para controle de emissões de carbono, com o objetivo de liderar a transição para uma cadeia de alimentos de baixo carbono.

Direcionamos estes esforços por meio da nossa Plataforma de Sustentabilidade, com foco em seis grandes temáticas: Mudança do clima, fornecimento sustentável, recursos naturais, resíduos e embalagens, bem-estar animal e impacto social.

Nossos pilares estratégicos

Mudança do clima

Direcionamos os nossos esforços em identificar,
avaliar e influenciar ações de mitigação e adaptação
aos impactos das mudanças climáticas ao longo de
toda a cadeia de valor.

Nossas emissões são acompanhadas e monitoradas
de acordo com os escopos:

Relata as emissões diretas de gases
de efeito estufa de fontes sob o controle da organização, como combustíveis fósseis utilizados na operação.

Indica as emissões indiretas de gases
de efeito estufa provenientes da compra de energia na forma de combustível, calor e eletricidade.

Relacionado às emissões indiretas
de GEE de outras fontes da cadeia de valor, incluindo emissões associadas
à produção de matérias-primas e transporte de animais, entre outros.

Buscando mitigar os efeitos das mudanças do clima, estamos comprometidos com a redução das emissões e a construção de uma economia de baixo carbono, com metas climáticas validadas pela Science Based Targets initiative (SBTi). Atuamos em quatro frentes de ação:

Metas validadas pela SBTi

Nossos desafios climáticos estão alinhados com o objetivo de limitar o aquecimento global a 1,5 °C, conforme estabelecido no Acordo de Paris. Fomos a primeira empresa de proteína bovina nas Américas a ter suas metas climáticas aprovadas pela SBTi em 2022. Também fomos a primeira primeira do setor de alimentos no Brasil a ter metas FLAG validadas pela SBTi em 2024.

Compromissos

Fornecimento sustentável

Reforçamos nossa conexão com a cadeia de abastecimento, reunindo iniciativas voltadas à aquisição responsável de matéria-prima e ao engajamento dos produtores nas melhores práticas de sustentabilidade.  

Visando atender ao nosso compromisso de uma cadeia de fornecimento 100% livre de desmatamento e conversão até 2025, a MBRF investe na rastreabilidade das suas principais commodities, mantendo políticas que determinam critérios socioambientais a serem seguidos por nossos parceiros de negócio.

  • Compromisso
    Compromisso

    Garantir que 100% da cadeia de fornecimento de grãos
    – direta e indireta – nos biomas Amazônia, Cerrado
    e demais regiões esteja livre de desmatamento.

O Programa Verde+ é destaque entre as iniciativas de suporte ao promover:

  • Mecanismos financeiros de acesso aos fazendeiros;
  • Suporte técnico para a implementação de tecnologias que aproximem a produção da preservação;
  • Monitoramento dos fornecedores, monitorando 100% dos fornecedores diretos e indiretos.

Destaques

  • 100% de monitoramento dos fornecedores de grãos nos biomas brasileiros, antecipando em um ano a entrega deste compromisso;
  • 100% de monitoramento dos fornecedores diretos de gado. Em relação aos fornecedores indiretos, alcançamos 88,8% de monitorização na Amazônia, 76,9% no Cerrado e 74,9% em outros biomas.
Recursos Naturais

Concentramos nossa atuação nas frentes de água e biodiversidade, tanto em nossas operações quanto na cadeia de valor, visando às melhores práticas de gestão e à redução dos impactos ao meio ambiente e sociedade. 

Resíduos e embalagens

Promovemos o uso eficiente de recursos em todas as etapas da produção, desde a inovação e concepção dos produtos e embalagens, passando pelo aproveitamento de subprodutos na indústria, gestão de resíduos sólidos originados nas operações e no pós-consumo, incentivando a circularidade e valoração de insumos. 

Bem-estar animal

Focamos no cuidado dos animais tanto na cadeia de fornecimento quanto em nossas próprias operações. Todas as nossas atividades seguem as diretrizes mais exigentes e normas nacionais e internacionais para garantir um abate humanitário.  

Reconhecendo a capacidade dos animais de sentir, adotamos altos padrões de bem-estar animal em toda a cadeia produtiva. Possuímos diversos compromissos relativos à criação de aves, suínos e bovinos, guiados por diretrizes nacionais e internacionais para garantir cuidados adequados e abate humanitário, tanto em nossas operações quanto na cadeia de fornecimento.

Compromissos

Ter 100% das unidades de
abate (bovinos) auditadas
nos Padrões NAMI de bem-estar animal até 2025

Garantir a não utilização
de antibióticos promotores
de crescimento na cadeia
de criação de animais

Tolerância zero em relação aos maus tratos dos animais, sejam por abuso ou negligência

Garantir que 100% dos suínos criados na BRF não sejam identificados por meio de mutilações

Garantir que 100% dos suínos criados na BRF não passem por corte e desgaste de dentes

Garantir a não realização de castração cirúrgica em 100% dos suínos machos

Garantir que 100% das aves
do sistema de integração globalmente sejam livres de gaiolas

Certificar 100% das unidades fabris em bem-estar animal

Empregar globalmente
apenas ovos de galinhas livres de gaiolas

Garantir o uso de analgesia para 100% dos procedimentos de corte de cauda de suínos

Utilizar enriquecimento ambiental em 100%
da integração de aves e suínos de corte

Implementar 100% de baias de gestação coletiva para matrizes suínas até 2026. A partir de 2023, todos os novos projetos para alojamento de matrizes suínas serão no modelo cobre e solta

Respeitamos as 5 liberdades inerentes aos animais: Prezamos para que durante o manejo de gado, aves e suínos – desde a propriedade rural até as unidades de produção – sejam garantidas as cinco liberdades inerentes aos animais determinadas pelo Farm Animal Welfare Council, conselho britânico independente que é uma referência global nessa questão: nutrição, saúde, ambiente, estado mental, e comportamento

Impacto social

Promovemos um ambiente de trabalho plural e inclusivo, com foco no bem-estar social e no fortalecimento das comunidades. Nosso compromisso com a responsabilidade social se estende também à cadeia de valor, por meio da reinclusão de fornecedores.

Atuamos junto à comunidade por meio do Instituto MBRF, responsável por coordenar os investimentos e projetos de impacto social da empresa. Com o objetivo de promover comunidades mais justas e sustentáveis, atua como uma aceleradora de impacto social positivo, impulsionando iniciativas nas frentes “Alimento que Transforma” e “Educação para o Futuro”, e fazendo a gestão do Programa Voluntários BRF.

Ao longo de seus 13 anos de atuação, o Instituto BRF já impactou a vida de mais de 3,6 milhões de pessoas, mobilizou 40.000 voluntários e realizou mais de 3.400 ações sociais em 70 cidades do Brasil.

Rankings e índices

As iniciativas de sustentabilidade da MBRF têm recebido reconhecimento constante em vários rankings e índices, destacando o comprometimento e os progressos significativos da empresa nos últimos anos rumo ao desenvolvimento sustentável. 

Atingimos nota de liderança (A-) em duas das três categorias avaliadas pelo CDP: Segurança hídrica e Florestas (óleo de palma, soja, madeira).

Somos líder no segmento de aves e suínos no Benchmark on Farm Animal Welfare (BBFAW), o mais importante ranking global de gestão do bem-estar dos animais de fazenda.

Fomos eleita a 4ª melhor companhia em ESG/Socioambiental no setor 
de Alimentos e Bebidas no Anuário Época NEGÓCIOS 360° de 2024.

Na 20ª edição do Prêmio Melhores do Agronegócio, promovido pela Globo Rural, avançamos para o 4º lugar no ranking geral e no segmento Aves e Suínos, subindo uma posição em relação a 2023 Vencedora na categoria Ética, Integridade e Compliance com 
o case Semana da Integridade.

Conquistamos, pelo terceiro ano consecutivo, a categoria Ouro no ranking mantido pela Mercy for Animals, que analisa as boas práticas de empresas em bem-estar animal.

Ocupamos o 2º lugar na categoria “Companhia Aberta” 
e teve destaque em governança corporativa no Prêmio Abrasca de Relatório Anual. Realizada pela Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca) em parceria com a B3, a premiação destaca os melhores Relatórios Anuais e práticas de reporte corporativo do Brasil.

Estamos em 12º lugar entre as 339 empresas do setor de Alimentos Processados (Alimentos embalados) avaliadas no índice.

Somos a companhia com melhor desempenho entre os produtores de frango e 
a segunda colocada entre os produtores de carne suína no Coller FAIRR Protein Producer Index, da FAIRR Initiative.

Conquistamos, pela 15ª vez consecutiva, o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, o mais alto nível de certificação concedido às empresas que atendem 
a critérios de transparência na publicação de inventário de emissão de gases de efeito estufa.

Integramos pelo 18º ano 
o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e pela 14ª 
vez o Índice Carbono Eficiente (ICO2), ambos da B3.

Recebemos a classificação Triplo A no CDP com pontuação máxima (nota A) nas três categorias do CDP: “Mudanças Climáticas”, “Segurança Hídrica” e “Florestas”.

Somos a única empresa de proteína bovina classificada como de baixo risco em sustentabilidade pelo Coller FAIRR Protein Producer Index.

Somos uma das empresas de proteína bovina mais bem posicionadas no Business Benchmark on Farm Animal Welfare (BBFAW).

Somos a empresa mais bem avaliada na commodity proteína bovina no Forest 500, ranking global de combate ao desmatamento.

Conquistamos selo ouro do programa brasileiro GHG Protocol, o mais alto nível de certificação concedido às empresas que atendem a todos os critérios de transparência na publicação de inventário de emissão de gases de efeito estufa.

Pelo quinto ano consecutivo, integramos a carteira do Índice Carbono Eficiente (ICO2) da B3.